Nesta terça (12), o prefeito de Cajamar e presidente do Cioeste (Consórcio Intermunicipal do Oeste da Grande São Paulo), Danilo Joan, disse que iniciou negociação com o governo do estado para reativar a malha ferroviária Perus Pirapora.
O governador Tarcísio de Freitas acenou de forma positiva para a proposta que levaria trem até
Cajamar.
A estrada de ferro Perus Pirapora funcionou de 1914 a 1983, ano em que foi desativada e passou a operar somente para turismo a partir de 2010.
Atualmente, ainda existem 23 trens remanescentes em acervo. Essa ferrovia é a única no estado com bitola 600mm. Sua extensão é de 22 km, sendo 17 km remanescentes, 7 km trafegáveis e 3 km operacionais.
A retomada da ferrovia deve ganhar força caso o governo Lula, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, escolha Cajamar para construir um novo aeroporto no estado de São Paulo.
O aeroporto de Guarulhos e Congonhas estão saturados e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estima um caos aéreo caso nenhuma atitude seja tomada.
Um aeroporto em Cajamar reforçaria a necessidade de trem para atender ao deslocamento dos passageiros até o local de embarque e desmarque dos aviões.
A ferrovia a ser reativada foi construída com o propósito de transportar cal produzida no bairro Gato Preto, município de Cajamar para o bairro de Perus, na cidade de São Paulo.
Fotos: