Prefeitos que representam três consórcios intermunicipais estiveram, nessa terça-feira, 26, no Palácio dos Bandeirantes, para entregar ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholli, documento solicitando que o governo mantenha as cidades na fase laranja também aos sábados, domingos e feriados. Atualmente, devem ser adotadas as medidas da fase vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos fins de semana e feriados.
Participaram do encontro os prefeitos Rogério Lins (Osasco – Cioeste), Danilo Joan (Cajamar – Cimbaju) e Ney Santos (Embu das Artes – Conisud). Juntos, os três consórcios intermunicipais representam 21 municípios.
“A unidade dos consórcios fortalece a nossa luta junto ao governo do estado, estamos nos unindo para cobrarmos melhorias para toda a nossa região”, disse Ney Santos, presidente do Conisud. “Esse negócio de manter na fase vermelha… não dá para ficar calado vendo uma situação dessa. As pessoas precisam trabalhar. Recebi várias mensagens de donos de pizzarias e de comércios. As pessoas só querem trabalhar”, comentou Danilo Joan.
O Cioeste também deve reforçar a reivindicação e entregar, na segunda-feira, 1º, outro documento solicitando a retirada das cidades da fase vermelha aos fins de semana. Em reunião realizada na segunda-feira, 25, ficou decidido que o Consórcio fará um estudo técnico, com as Secretarias da Saúde dos municípios, apontando o número de leitos e equipamentos disponíveis para tratamento contra Covid-19. Segundo o Cioeste, esse estudo deve ficar pronto na sexta-feira, 29.
Desta forma, protegemos a vida e o emprego das pessoas, obedecendo as regras de restrições de horário e ocupação”, disse Lins, presidente do Cioeste.