Tramita na Câmara Municipal de Carapicuíba o projeto de lei 2816/2021 que obriga a prefeitura reservar 30% de vagas para mulheres em todos os concursos públicos realizados na cidade. O PL também prevê que os editais dos concursos públicos informem o número exato de vagas que serão destinadas para mulheres e o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo oferecido.
Segundo o parlamentar, a proposta “visa valorizar o esforço das mulheres que vêm se qualificando cada vez mais e combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho”.
“Nas últimas décadas, observa-se o aumento do número de famílias chefiadas por mulheres. No entanto, verifica-se que o rendimento mensal dos domicílios chefiados por mulheres ainda é inferior àquele dos domicílios cujos chefes são do sexo masculino. Tal desigualdade deve ser enfrentada e combatida”, ressaltou.
A proposta seguiu para a análise das Comissões Permanentes da Câmara para ser votada em plenário. Após aprovação, poderá ser ou não sancionada pelo prefeito Marcos Neves (PSDB).