O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro se filiou ao Podemos durante ato realizado em Brasília nessa quarta-feira (10). A proposta do partido é lançá-lo candidato a presidente do Brasil nas eleições de 2022, sendo a tão esperada terceira via que se fala no mundo político.
“A filiação de Sergio Moro a um partido político é a realização de um sonho de muitos brasileiros. E eu me sinto muito lisonjeada, enquanto presidente nacional do Podemos, diante de tantos convites, que ele tenha escolhido o nosso Podemos”, disse Renata Abreu, presidente nacional da legenda e deputada federal durante o ato.
Um dia depois da filiação, em suas redes sociais, ela voltou a comemorar. “A esperança é nosso ponto de partida. Ontem demos a largada para a construção de um Brasil justo para todos. Esse momento de transformação que queremos foi iniciado com a chegada de Sergio Moro ao Podemos. Ele é a cara de um Brasil que dá orgulho”.
Apesar da expectativa e embora o evento tenha anunciado o ex-juiz como “futuro presidente da República” Moro ainda não confirmou se aceitará ou não o convite para ser candidato.
Em discurso, Moro tratou de diversos temas, entre eles meio ambiente, economia e segurança pública. Falou que “queremos juntos construir o Brasil do futuro” e que uma das prioridades de seu projeto será acabar com a pobreza”.
Quem é Sergio Moro
Moro ganhou notoriedade nacional como juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba durante a Operação Lava Jato, que investigou um esquema de corrupção e desvio de recursos públicos envolvendo a Petrobras.
Ele deixou a magistratura após aceitar convite do presidente Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça, mas deixou a Pasta no ano passado após acusar Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal.