Em entrevista ao Diário da Região, Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, disse com todas as letras que o partido não descarta o nome de Igor Soares ou Rogério Lins para a disputa a governador nas próximas eleições.
Igor é prefeito de Itapevi e foi reeleito com 98% dos votos válidos, sendo o mais bem votado do país em 2020. Com aprovação quase unânime, ele administra a cidade com orçamento baixo e, mesmo assim, faz grandes obras e tem melhorado o nível de vida dos moradores da cidade.
O grande obstáculo de Renata Abreu será convencer Igor a sonhar com a cadeira de Tarcísio de Freitas. Durante entrevista, Renata deixou claro que deseja Igor candidato a, pelo menos, deputado federal.
Já Rogério Lins é prefeito de Osasco e foi reeleito no 1° turno. Lins surfa em um confortável índice de 85% de aprovação popular. Governa de modo jovial e usufrui de extrema popularidade junto ao eleitorado.
Lins tem trabalhado para transferir votos para seu candidato a prefeito em 2024, o deputado estadual Gerson Pessoa.
O primeiro teste diante das urnas foi positivo. Gerson obteve 110 mil votos somente em Osasco e ultrapassou o ex-prefeito já falecido Celso Giglio que, até então, ocupava o lugar de deputado estadual com melhor desempenho no município.
Na lista de Renata Abreu figuram outros nomes, como o do prefeito de São Vicente, Caio Amado. E, embora as eleições de 2026 estejam distantes, as “escolhas caseiras” se mostram mais sustentáveis que a indicação de Arthur do Val em 2022.
O, na época, deputado estadual Arthur do Val foi “docemente” convidado a renunciar da candidatura a governador, após frases sexistas sobre refugiadas ucranianas durante visita ao país que está em guerra com a Rússia. Na sequência, ele teve o mandato cassado pela Assembleia Legislativa.
No mesmo ano, o partido de Renata Abreu tomou um “passa moleque” do ex-juiz Sérgio Moro que desistiu de disputar a presidente pela sigla sem consultar ninguém e comunicou a decisão por carta.