A Secretaria da Saúde de Osasco apresentou na Câmara Municipal sua prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2022. A Audiência Pública da Comissão da Saúde e Assistência Social aconteceu na noite de segunda-feira (27).
Durante o encontro, os vereadores Lúcia da Saúde (Podemos), presidente da Comissão da Saúde; e Ralfi Silva (Republicanos), questionaram o secretário da Saúde, Fernando Machado, sobre a possibilidade de implantar um Centro de Hemodiálise no município.
Na região há Centro de Hemodiálise em Itapevi e Barueri. Segundo o titular da Pasta, a cidade está procurando fazer um convênio para oferecer o procedimento no município.
“Esse é um problema nacional. A hemodiálise é responsabilidade do governo estadual e tem custo elevado. O número de paciente com deficiência renal crônica não reduz; a tendência é até que a fila até cresça. Não temos disponibilidade orçamentária para atender a essa demanda. Estamos pleiteando essa questão, sim, e queremos fazer um convênio para fazer a hemodiálise. Mas, para isso, precisamos planejar muito bem para não cairmos em improbidade administrativa e nem deixar de atender outras demandas, assumindo responsabilidades que não são do município”, explicou o secretário.