Nesta quarta-feira (17), o governador Tarcísio de Freitas confirmou a abertura de 30 novos leitos no Hospital Regional de Osasco.
O anúncio foi feito no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a presença do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado, autoridades estaduais e gestores da área da saúde.
Os leitos do Hospital Regional de Osasco integram a expansão de 386 novos leitos em hospitais estaduais na capital e na Grande São Paulo.
As vagas serão ativadas de forma gradativa nos próximos meses, começando com a operação imediata de 28 leitos no Instituto Emílio Ribas.
Somente no HC serão 200 vagas a mais. Além do Hospital Regional de Osasco, os leitos também serão ativados no Instituto Emílio Ribas e Hospital Heliópolis, ambos na capital.
O reforço vai ajudar a desafogar unidades que enfrentam picos de atendimentos devido a casos de dengue e doenças respiratórias como Covid-19 e gripe.
Esses 386 novos leitos equivalem a dois hospitais de médio porte.
Desde janeiro de 2023, a Secretaria da Saúde abriu 1,7 mil novos leitos hospitalares, com 230 vagas de UTI. Com a ativação total dos leitos anunciados nesta quarta, serão mais de 2 mil novas vagas para internação na rede estadual.