Na noite desta terça-feira (28), por volta das 19h, um trem descarrilou na região da estação Mendes Vila Natal, na Linha 9-Esmeralda em decorrência de uma falha de operação no aparelho de mudança de via.
De acordo com a empresa, cerca de 40 passageiros foram desembarcados e conduzidos pelos Agentes de Atendimento e Segurança.
Trata-se do quinto descarrilamento que ocorre durante a gestão da ViaMobilidade, operadora que assumiu os serviços da CPTM em janeiro de 2022. No período aconteceram também outros dois acidentes graves. Um trem bateu na barreira de contenção na estação Júlio Prestes e houve ainda uma morte de um funcionário em um subestação.
Esse histórico fez o Ministério Público pedir a rescisão do contrato de concessão da ViaMobilidade com o governo do estado.
Ontem, em Osasco, durante visita de apresentação do primeiro novo trem de um total de 36 comprados pela ViaMobiidade, Tarcísio de Freitas mandou um recado ao MP: “o governador sou eu”.
Ainda durante a coletiva à imprensa, Tarcísio disse acreditar nas propostas de melhorias feitas pela ViaMobilidade. “Tem esse carro novo apresentado hoje. Tem outros carros sendo fabricados em Taubaté. Então não tenho o porquê não acreditar que a prestação de serviço vá melhorar e é por isso que vamos prosseguir. E eles sabem que se não melhorar eles vão sair”, disse.
“O que estou vendo é uma empresa motivada a fazer o melhor e que está fazendo os investimentos”, completou.