Na tribuna da Câmara Municipal de Barueri o presidente Toninho Furlan (PDT) ‘puxou a orelha’ do vereador Allan Miranda (PSDB) por não agradecer ao prefeito Rubens Furlan e à primeira-dama Sônia Furlan pela conquista do Centro de Referência do Autista.
O espaço foi uma solicitação do parlamentar tucano quando ainda fazia parte da base de apoio ao prefeito Furlan. Recentemente, Allan Miranda deixou a base governista para integrar o grupo da oposição e apoiar o pré-candidato que irá concorrer contra Beto Piteri a cadeira de prefeito.
“O vereador Allan Miranda fala do Centro de Referência do Autista como se a luta fosse só dele. Ele não citou num minuto sequer a primeira dama, que foi super parceira; o prefeito. Valorize também o trabalho do prefeito Rubens Furlan que, em momento algum, fechou a porta para vossa excelência. Sempre te atendeu com respeito e está fazendo esse Centro de Referência porque é uma causa nobre. Quando vossa excelência for falar [sobre o Centro de Referência] diga: “Eu agradeço o prefeito Rubens Furlan por mais essa conquista para o nosso povo”. Fale assim. É bonito. Mas fale com vontade. Estufe o peito e fale: “Fui atendido”. Seria mais bonito da sua parte falar dessa forma”, disparou Toninho Furlan durante sessão ordinária de terça-feira (19).
Atualmente o Centro de Referência do Autista de Barueri está em processo de seleção de uma entidade de Organização Social responsável pela gestão, operacionalização e execução das atividades.
O espaço, que será instalado no 2º andar do prédio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Jardim Belval, terá como objetivo oferecer atendimento especializado a pessoas autistas, sem restrição de faixa etária, proporcionando acompanhamento para pacientes infantis e adolescentes, além de oferecer terapia para pacientes adultos.
O Centro irá seguir o protocolo da terapia ABA, um método que possibilita a individualização no acompanhamento da aprendizagem e estimula a autonomia, oferecendo também capacitação aos pais. Os assistidos terão à sua disposição médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros.
Além do projeto ter sido ‘abraçado’ pelo governo Furlan, ele também recebeu emenda parlamentar da deputada estadual Bruna Furlan, que destinou R$690 mil para a aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento do local.
Dentre os itens, aparelho de corrente interferencial, aquecedor portátil de ambiente, aspirador de secreções elétrico móvel, baropodômetro, carro para transporte de materiais diversos, desfibrilador convencional, eletromiógrafo, esteira ergométrica, ganho de inserção e guincho elétrico-elevador para transposição de leito, além de televisores e materiais de escritório.