No dia 15 de janeiro, uma Assembleia Geral Extraordinária está marcada para selar o destino da Villa XP, em São Roque, conforme comunicado pela Virgo Companhia de Securitização por meio da imprensa.
A XP Investimentos encaminhou uma notificação à Vórtx Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., detalhando a viabilidade e o procedimento para a mudança na destinação dos recursos destinados à construção.
A XP expressou sua intenção de redirecionar os fundos para o pagamento de aluguéis vincendos de contratos de locação não residenciais. A decisão é fundamentada nos desafios enfrentados durante o desenvolvimento do empreendimento, especialmente as dificuldades relacionadas à conclusão da obra pela Método Engenharia.
A empresa contratada apresentou revisões frequentes nos cálculos e estimativas de custos, resultando em um aumento significativo de aproximadamente 93% em relação ao orçamento inicial. Além disso, a Método Engenharia está envolvida em um processo de recuperação judicial, gerando incertezas sobre sua capacidade de concluir as obras de maneira satisfatória.
Devido à falta de confiança nas condições da contratada e à necessidade de rescisão do “Contrato de Prestação de Serviços de Obras”, a XP Investimentos iniciou uma Ação de Cobrança em agosto do ano passado, buscando um ressarcimento no valor bruto de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais).
Considerando a complexidade em encontrar alternativas qualificadas no mercado para dar continuidade às obras da Villa XP, aliada à atual priorização do trabalho em home office, a XP demonstra interesse em desmobilizar o ativo originalmente destinado à construção. Nesse contexto, a empresa solicita a alteração da destinação de recursos, que será debatida e decidida durante a mencionada Assembleia Geral Extraordinária.
O projeto inicial
Em dezembro de 2020, a JHSF assinou um contrato de compra e venda com a XP Investimentos para adquirir 705 mil metros quadrados de terreno no complexo Parque Catarina, em São Roque, por aproximadamente R$ 98,6 milhões.
A Villa XP, projetada seguindo padrões ecoeficientes e utilizando 100% de energia renovável, seria a nova sede da empresa, abrigando funcionários, oferecendo experiências para clientes, contando com um anfiteatro e até mesmo um hotel, assemelhando-se a um campus corporativo. No entanto, diante dos desafios enfrentados, a XP Investimentos considera oficializar a desistência do projeto em São Roque.