Em entrevista coletiva à imprensa, Milton Monti, secretário municipal da Saúde, denunciou fraude no Centro de Diagnóstico da prefeitura de Barueri. Um grupo estaria, há algum tempo, vendendo exames.
Segundo ele, uma mulher que não é funcionária pública comandava o esquema com ajuda de um vereador de uma cidade vizinha. Juntos eles aliciavam alguns servidores da prefeitura.
Milton Monti diz que as provas são robustas e indicam crime e desvio funcional. A prefeitura irá abrir Sindicância Interna para apurar os fatos. Já as provas serão encaminhadas ao Ministério Público e à Delegacia de Polícia.
O crime foi descoberto na terça (8) e, há dois meses, vinha sendo rastreado. Uma das brechas para o esquema era emissão de guias manuais que, agora, foram abolidas por meio de portaria.
O secretário da Saúde não informou mais detalhes sobre o caso. O total de funcionários envolvidos está sendo apurado, o de exames vendidos dentro do esquema também, assim como os “mentores” da fraude, que não tiveram seus nomes divulgados.