O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) negociam a possibilidade de usar alas ociosas do Hospital Regional de Osasco como “espécie de AME (Ambulatório Médico de Especialidades)”.
No local devem ser disponibilizados exames, consultas com médicos especialistas e pequenas cirurgias. Os equipamentos e profissionais seriam disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde. A decisão veio depois de análise do índice de ausência nas duas AMEs em funcionamento na região, em Carapicuíba e Itapevi.
Ambas registram, em média, 30% de faltas, ou seja, pacientes de Osasco que marcam mas não compareceram. O governo avalia os motivos e se a distância pode ser um dos fatores. Assim, com o serviço sendo oferecido no Hospital Regional de Osasco, os pacientes da cidade terão atendimento mais próximo.
“Na Secretaria da Saúde do Estado estivemos mais de uma vez para entender o planejamento do AME. Saímos de lá com o desenho de que todos os serviços que hoje o AME pode oferecer, o governo consegue disponibilizar no Hospital Regional”, explicou Gerson.
“Hoje estamos sendo coerente com o que está sendo desenhado pelo governador e dentro do que é o nosso objetivo. Eu quero ter mais atendimentos em especialidades e mais cirurgias em Osasco, não importa onde, pode ser no Hospital Regional, ou dentro de um novo equipamento. A gente quer que seja realizado”, completou.
“Estamos trabalhando para que esteja no planejamento orçamentário do governo do estado a partir do ano que vem, mas queremos antecipar isso para o quanto antes”, finalizou o deputado estadual.