A ViaMobilidade, concessionária que opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, deverá construir uma nova estação entre Santa Rita e Amador Bueno, no município de Itapevi.
Para mostrar como ficará a estação, a empresa produziu um material ilustrativo onde é possível ter um vislumbre do projeto. Ambuitá será a primeira estação construída pelo Grupo CCR em São Paulo.
As imagens mostram que a estação deverá ser maior que sua antecessora, construída quando a Fepasa ainda era a operadora do sistema em meados dos anos 70 e 80.
A fachada deverá ser envidraçada com algumas brises na parte superior, aproveitando a iluminação natural. Um conjunto de escadas fixas e rampas estão presentes nos acessos.
O paisagismo e o sistema viário deverão ser objeto de melhorias, permitindo melhor condição de acessibilidade para os passageiros oriundos dos ônibus. No interior da estação estarão presentes a bilheteria e SSO na área de livre acesso.
A linha de bloqueios será composta por cinco equipamentos, sendo um deles mais largo, para pessoas com deficiência. Rotas táteis deverão orientar o caminho para pessoas com restrições visuais.
A estação Ambuitá deverá ter plataformas laterais. Para isso será construído um mezanino subterrâneo que permitirá a travessia dos passageiros sem interferir com as vias. Este era um dos problemas da antiga estação.
O acesso às plataformas se dará através de escadas fixas e de elevadores que estarão dispostos em ambas as plataformas. A cobertura na estação deverá ser integral, abrigando os passageiros em dias de chuvas ou calor intensos.
O início da reconstrução da estação Ambuitá está previsto para acontecer em outubro deste ano, com prazo de ser finalizada em 36 meses.
Fotos: