Os vereadores da região reativaram nesta segunda-feira (13) a Câmara Oeste, grupo que reúne os presidentes das Câmaras Municipais das 12 cidades da região. A exemplo do CiOeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo), a proposta é debater problemas em comuns para buscar soluções em conjunto e fazer com que as reivindicações ganhem força diante dos governos estadual e federal.
Durante o encontro, o vereador Thiaguinho, de Itapevi, foi eleito presidente da Câmara Oeste, e Rodrigo Brito, de Pirapora do Bom Jesus, assume a vice-presidência. “Agradeço, do fundo do meu coração, todo o apoio. Nosso objetivo é buscar melhorias para toda região junto ao governo do estado e também dialogando com os prefeitos. Contem conosco”, destacou Thiaguinho.
Os mandatos têm duração de um ano. A posse será realizada no auditório da Câmara Municipal de Barueri na primeira semana de abril, mas ainda sem data definida. A reunião aconteceu na sede do CiOeste e contou com a participação do secretário executivo do CiOeste, Jorge Lapas, e dos presidentes Toninho Furlan (Barueri), Carmônio Bastos (Osasco), doutor Marco Dal Bello (Araçariguama), Djalma Cabeleireiro (Vargem Grande Paulista), Rafael Tanzi (São Roque) e Ronaldo de Souza (Carapicuíba).
O CiOeste
O CiOeste é formado pelos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque, Araçariguama e Vargem Grande Paulista. O Consórcio responde por uma região que conta com mais de 3 milhões de habitantes distribuídos em uma área superior a 1.000 km².
As cidades que integram o Consórcio contribuem com aproximadamente 3% do PIB Nacional e 10% do PIB estadual, consolidando-se como o maior consórcio intermunicipal do país em importância socioeconômica.
Parte dos municípios na área de abrangência do CiOeste ficam dentro da Grande São Paulo. Essa Região Metropolitana da Capital concentra 47% de todo o eleitorado do estado de São Paulo. O que lhe confere também importância no cenário eleitoral paulista.
Somar os trabalhos do CiOeste, que reúne prefeitos das 12 cidades, aos da Câmara Oeste, que reunirá os quase 300 vereadores, amplia a possibilidade de solução de problemas comuns nestes municípios, como enchentes, Segurança, Saúde, Educação, Habitação, dentre outros.