A Secretaria da Saúde da prefeitura de Osasco realiza de 12 de abril a 9 de julho a imunização contra a influenza (gripe). A campanha será realizada com a definição de grupos prioritários para receber a vacina. “A vacinação contra a influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, afirmou a administração.
Na primeira etapa, que será iniciada na segunda-feira (12), serão vacinados trabalhadores da Saúde, crianças de 6 meses a menos de 2 anos, crianças de 2 a 4 anos, crianças de 5 anos, gestantes, puérperas e povos indígenas.
Crianças menores de 2 anos deverão ser vacinadas no dia 26. Já os profissionais da Saúde deverão seguir o seguinte cronograma: com 50 anos ou mais, dia 12; com 45 anos ou mais,14; com 40 anos ou mais, 19; com 30 anos ou mais, 21; com 29 anos ou menos, 23.
Na segunda etapa, que será iniciada dia 11 de maio, serão vacinados idosos de 60 a 64 anos, 65 a 69 anos, 70 a 74 anos, 75 a 79 anos, 80 anos ou mais e professores.
Na terceira etapa, que será iniciada dia 9 de junho, serão vacinadas pessoas com comorbidades, população privada de liberdades e adolescentes em medidas socioeducativas, forças armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens (12 a 21 anos) sob medidas socioeducativas. Os demais grupos devem aguardar divulgação municipal.
A vacina contra a influenza estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 10h às 16h, ou até 19h, dependendo do horário de funcionamento da unidade e sua Sala de Vacina.
ATENÇÃO
Os munícipes devem ficar atentos para a seguinte observação feita pela Secretaria de Saúde. A vacinação contra a influenza coincidirá com imunização contra a Covid-19. Assim, deve-se agendar a vacina contra a influenza respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 nas ações de vacinação contra Influenza deverão ser adotadas.