O deputado estadual Ataíde Teruel (Podemos) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para a criação do Centro de Medicina Esportiva de Osasco. O projeto, de autoria do vereador Carmônio Bastos (Podemos), está sendo desenvolvido pela Secretaria de Esportes em parceria com a Secretaria de Saúde. O local onde será instalado o Centro de Medicina Esportiva ainda está sendo estudado, mas a estimativa é que o projeto saia do papel entre 60 e 90 dias.
O objetivo é oferecer tratamento especializado aos atletas osasquenses de alto rendimento, jovens em fase de iniciação esportiva, participantes de competições oficiais promovidas por federações escolares e/ou universitárias e ligas profissionais ou amadoras, com atendimento e acompanhamento conjunto dos seguintes especialistas: médicos, dentistas, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros.
Além dos atletas, o Centro de Medicina Esportiva também poderá ser utilizado por pacientes sem vínculo profissional ou amador com o esporte, mas que sofram com Diabetis Melitus, Hipertensão Arterial, Obesidade e Osteoartrose, patologias que encontram na prescrição e realização de atividades físicas “remédios” eficazes.
“O Centro de Medicina Esportiva é algo inovador e vai fazer de Osasco uma referência em todo o estado de São Paulo. Os atletas sofrem com problemas físicos diferentes e, por isso, também carecem de um atendimento específico, voltado às suas necessidades. É exatamente isso que vamos oferecer aqui em Osasco. Além disso, o Centro poderá ser utilizado para tratamento de pacientes que sofrem com patologias que podem ser controladas por meio da prática de atividades físicas. Ou seja: vamos cuidar dos atletas, mas também proporcionar qualidade de vida para quem ainda não conhece os inúmeros benefícios do exercício físico”, afirmou o autor do projeto.