Quando a osasquense Julia Alboredo participa de competições de xadrez, na maioria das vezes seus adversários são homens. Por isso as vezes ela se sente como a protagonista da série “O Gambito da Rainha”, sucesso da Netflx.
“Geralmente você é a única, e isso incomoda. O número de praticantes homens e mulheres é incomparável. Vejo muitas meninas parando quando entram na faculdade ou ficam gravidas”, falou em entrevista à jornalista Júlia Barbon, da Folha de São Paulo.
A enxadrista da Escola de Xadrez França Garcia, da Secretaria de Esportes Recreação e Lazer de Osasco, coleciona títulos. Recentemente foi campeã universitária pan-americana, além de ser vice-campeã brasileira e quarta colocada no Mundial Universitário.
Julia foi indicada pela Confederação Brasileira de Xadrez para a vaga na Copa do Mundo de Sochi, na Rússia, no lugar da hexacampeã brasileira, Juliana Terao, de 29 anos, que por motivos particulares abdicou do convite. Com isso a osasquense entra na história como a primeira brasileira a participar da competição.
Mas não foi fácil, por problemas de voo Julia desembarcou na Rússia às vésperas da partida. “Uma viagem que era para ser tranquila, acabou sendo um desafio. Acabei chegado um dia antes da competição. Agradeço a todos que mandaram mensagens e o apoio nos últimos dias”, postou a enxadrista.
Nesta primeira rodada, Julia, que é a 10.484ª no ranking da FIDE – Federação Internacional de Xadrez, enfrentaria a polonesa Jolanta Zawadzka, de 34 anos, e 2.072ª colocada no mesmo ranking. Até o fechamento desta matéria ainda não tínhamos o resultado da partida.