O acionamento do SOS Escola, pela diretora da Centro Municipal de Educação Infantil Mário Quintana, em Osasco, impediu que o homem que invadiu a creche chegasse a entrar no prédio e tivesse acesso às crianças e funcionários.
O SOS Escola é uma espécie de “botão do pânico” escolar. Ele estava instalado no celular da diretora, por meio de aplicativo, ela acionou assim que viu o homem nos fundos da creche.
Na hora, a Central de Monitoramento Escolar e para a Central de Operações Integradas da prefeitura receberam o alerta, acionaram as viaturas da Guarda e da PM mais próximas.
Em segundos, a creche estava cercada. O homem se assustou e fugiu. Logo após, o helicóptero Águia da PM também passou a dar respaldo à ação.
O homem com faca entrou pelos fundos do terreno, em um local sem visão das câmeras de segurança. Quem o avistou foram os funcionários que comunicaram a diretora e acionaram o SOS Escola.
Os alunos foram rapidamente recolhidos e trancados dentro das salas de aula, até que tudo estivesse seguro. Ninguém saiu ferido e o homem foi preso no entorno.