Em Osasco, o vereador Ralfi Silva (Republicanos) propôs a Bruno Mancini, secretário de Planejamento e Gestão Municipal, que moradores possam fazer doações ao Fundo Municipal do Bombeiro, Fundo Municipal de Proteção Animal ou Fundo Municipal de Segurança Pública.
“Muitos municípios têm a contribuição voluntária dos Bombeiros, da proteção animal e também da segurança no carnê do IPTU. Então, secretário, se possível, quando for imprimir o carnê do IPTU, que seja colocado uma contribuição voluntária para as pessoas que queiram ajudar essas áreas. Assim poderemos aumentar ainda mais a receita de Osasco para que a cidade possa estar cada vez melhor”, sugeriu Ralfi durante audiência pública solicitada pela Comissão de Economia e Finanças na Câmara Municipal, na noite de terça-feira (28).
Ralfi também ressaltou a importância da prefeitura oferecer incentivo para que moradores licenciem seus veículos em Osasco. Medida beneficiaria arrecadação do município, isso porque metade do valor do imposto fica na cidade e a outra metade vai para o governo do estado.
“Eu copiei um projeto de Santana de Parnaíba que deu muito certo com o Elvis Cezar. Tem muita gente mudando para a nossa cidade e não transfere o veículo para Osasco, então apresentei um projeto de lei que determina que a prefeitura dê o desconto no valor do emplacamento no IPTU do ano seguinte. Com o incentivo a pessoa vai utilizar a nossa malha viária, vai recolher IPVA em Osasco e vamos aumentar a receita do município”.
Em resposta ao parlamentar, Mancini disse que gostou muito das sugestões e que já acionou sua equipe técnica para verificar como pode ser viabilidade a proposta das contribuições voluntárias. “Além disso, esse incentivo para licenciamento de veículos em Osasco é uma das receitas que a gente ainda precisa aperfeiçoar mesmo”, completou.