Você já abasteceu o seu veículo e teve a nítida sensação de que a quantidade de combustível que acusou no tanque foi inferior à quantidade que você pediu e pagou? Pois é. Casos como esse deixa, muitas vezes, o consumidor revoltado e sem saber o que fazer.
Em entrevista ao Diário da Região, Filipe Ferreira, diretor executivo do Procon São Paulo, explicou como o consumidor pode denunciar a suspeita de combustível adulterado ou fraude na bomba de abastecimento. Segundo ele, o ideal é chamar a polícia.
De acordo com Filipe Ferreira, o ideal é chamar a polícia por meio do telefone 190. “Quem vai verificar qual é a fraude é o órgão técnico, mas normalmente nesses casos estamos falando também da prática de alguma infração penal, por isso o ideal é, inicialmente, chamar a polícia. É o canal mais rápido e eficiente para o consumidor preservar o que está ali e não permitir que aquele cenário se altere”, pontuou o diretor.
E quando o consumidor não pode ficar no posto de combustível esperando a chegada da polícia? O que fazer? Nesses casos, Filipe Ferreira indicou que, ainda assim, seja realizada a denúncia de suspeita de fraude no Procon, seja pelo site www.procon.sp.gov.br ou pelo aplicativo disponível Procon.SP. “Assim que a denúncia estiver registrada nós vamos até o local, sem avisar e até mais de uma vez se for necessário, para verificar a denúncia e esclarecer o que aconteceu”, explicou.
O diretor ressaltou que as fiscalizações são realizadas pelo Procon em parceria com especialistas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro): “O Procon também tem essa competência técnica de fiscalização de postos de combustíveis, mas, normalmente, quando a gente faz essas fiscalizações a gente se vale da expertise do Inmetro, finalizou.