Na sessão ordinária desta quinta-feira, 25, os vereadores de Osasco aprovaram a Moção de Repúdio 181/2023 pelos ‘péssimos serviços’ realizados pela concessionária ViaMobilidade, empresa que administra as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
“Somos totalmente contra esse processo de concessão ou privatização, que vem implicando em prejuízos para a população”, explicou a Juliana da AtivOz, autora da Moção de Repúdio.
A aprovação foi comemorada por alguns ferroviários que trabalham nas duas Linhas administradas pela ViaMobilidade e estavam na Câmara acompanhando a votação.
“A gente está na luta efetivamente contra todo o desmantelamento que a ViaMobilidade vem fazendo no transporte público, na concessão dos trens, tirando o direito dos trabalhadores e precarizando o transporte público a todo momento”, disse Emerson Osasco (REDE).
“É muito importante a gente lutar contra esse desmando. Privatização é tirar o direito do povo”, afirmou Pelé da Cândida (MDB). Délbio Teruel (União) parabenizou a colega pela Moção e criticou os serviços da operação. “Um absurdo o que estão fazendo com o povo da nossa cidade e região”.
Desde agosto de 2022, aconteceram cinco descarrilamentos. Segundo dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI), as linhas 8 e 9 registraram uma falha a cada dois dias. Ao todo, foram 157 entre janeiro e dezembro de 2022; e 43 em 2023. As duas linhas transportam 705 mil passageiros diariamente.