A ViaMobilidade informou que a partir da próxima segunda (8) será implantada nova estratégia operacional no atendimento aos passageiros da Linha 9-Esmeralda.
Com foco nos horários de pico, portanto no período da manhã e final da tarde, quando o movimento de passageiros é maior, os intervalos médios serão modificados.
A intenção é otimizar a operação dando atenção maior no trecho entre Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Pinheiros, que transporta o maior número de pessoas.
Por conta disso, a estratégia de looping, que consiste na implantação de um carrossel interno com trecho reduzido, entrará em vigor onde o trajeto de Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Pinheiros, que passará a contar com intervalo médio de 4,5 minutos. No outro trecho da linha, entre Pinheiros e Osasco, o intervalo médio será de 9 minutos.
Desta maneira os trens partem de maneira intercalada de Mendes-Vila Natal, ou seja, um trem sairá sentido Pinheiros, o seguinte para Osasco, o próximo para Pinheiros e assim em diante.
Nos trens que fazem parte do looping, os passageiros que quiserem seguir adiante na linha deverão desembarcar na Estação Pinheiros e embarcar no trem seguinte sentido Osasco.
A indicação do destino final será sempre informada no letreiro dos trens, assim como por avisos sonoros nos trens e nas estações. Para os passageiros que embarcarem nos trens sentido Bruno Covas/Mendes-Vila Natal não haverá alterações.
A alteração de circulação com uso de trens em forma de looping já foi aplicada anteriormente e era um dos motivos de reivindicação de parte dos passageiros em retomar este atendimento.