24 de novembro de 2024 15:05

Vice-presidente da Câmara quer proibir moto-táxis em Carapicuíba
Bandido vaza pelo vão da grade após furtar casa no Rochdale
Ladrões roubam caminhão e fazem motorista e ajudante reféns
Caminhão capota na Castelo e bandido fica preso nas ferragens
Júri condena a 70 anos homem que assassinou a sogra e tentou matar sogro, cunhado e ex-namorada
Cotia é cotada para receber casal de pandas da China

24 de novembro de 2024 15:05

Vice-presidente da Câmara quer proibir moto-táxis em Carapicuíba
Bandido vaza pelo vão da grade após furtar casa no Rochdale
Ladrões roubam caminhão e fazem motorista e ajudante reféns
Caminhão capota na Castelo e bandido fica preso nas ferragens
Júri condena a 70 anos homem que assassinou a sogra e tentou matar sogro, cunhado e ex-namorada
Cotia é cotada para receber casal de pandas da China

Ladenilson pede ponto de embarque e desembarque para motoristas de aplicativo

Divulgação

Da redação     -
10 de janeiro de 2024

O vereador professor Ladenilson (MDB) solicitou, por meio de Indicação, a criação em Carapicuíba de pontos fixos de embarque e desembarque para motoristas de aplicativo. O pedido foi encaminhado ao prefeito Marcos Neves (PSDB).

O parlamentar sugere que a prefeitura realize estudos em toda a cidade. Na proposta de Ladenilson os “pontos fixos de parada” devem abranger todo o município e atender exclusivamente passageiros que utilizam aplicativos de transportes.

Na Indicação, o vereador explica que essa questão pode ser facilmente solucionada “com a colocação de placas de proibido estacionar, permitido embarque e desembarque”.

Ele justifica que a medida vai ajudar a organizar melhor o trânsito de Carapicuíba e garantir o embarque e desembarque adequado dos cidadãos”.

Várias cidades brasileiras já adotam esse procedimento há alguns anos. Em 2018, a Câmara Municipal de Canoas, no Rio Grande do Sul, aprovou o projeto de lei 89/18, do vereador DJ Cabeção (PDT), que dispõe sobre a criação dessas áreas. Na época, o texto previa a criação de cinco áreas fixas em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos, somente para embarque e desembarque de passageiros que utilizam os serviços de aplicativos de transporte.

Em Ipatinga, por exemplo, o vereador Ney professor também aprovou seu projeto de Lei em 2021. Ele explicou, na ocasião, que “o motorista continuaria a buscar o passageiro na sua residência, no clube, no bar, sem problema algum. A medida seria mais rigorosa apenas em locais onde o motorista tenha a possibilidade de receber uma multa, ou onde o passageiro possa se sujeitar ao risco de um atropelamento”.

Em quase todas as propostas apresentadas no país, as dimensões e a fiscalização das áreas ficaram a cargo da prefeitura.