Osasco fechou o ano passado com mais de 102 mil pessoas empregadas na cidade, de acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal.
Informação foi confirmada pelo prefeito Rogério Lins nas redes sociais. Segundo ele, o aumento de vagas é decorrente do aumento de empresas que se instalaram no município nos últimos anos.
Esses números refletem apenas o mercado formal de trabalho, ou seja, total de pessoas contratadas dentro da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), as chamadas admissões com carteira assinada que garantem todos os direitos trabalhistas aos empregados.
Os números de empregabilidade em Osasco têm se mantido altos nos último quatro anos, mesmo durante a pandemia do coronavírus em 2020, quando a economia brasileira foi afetada de forma geral.
O total de carteiras assinadas em 2023 ficam muito próximos ao de 2022 quando foram contratados 102.172 trabalhadores.
Se comparado com 2020, o salto nas contratações pela CLT, em Osasco, quase dobraram em 2022. Em 2020 foram 58.742 registros em carteira na cidade.
Aquecimento esse já observado em 2021, com crescimento vertiginoso na oferta de vagas, quando 101.827 assinaram a Carteira de Trabalho.
A transformação de Osasco em um celeiro de empresas de tecnologia foi responsável pelo desempenho em 2022, aliado, é claro, a um comércio forte e a construção civil em aquecimento no pós-pandemia. O mesmo cenário justifica a manutenção das contratações em 2023.