O argentino, Gabriel Chaves, que tinha sido terceiro colocado nas últimas duas finais da competição, 2022 e 2023, garantiu o título inédito em terra brasileira no último domingo (28), na Caracas Trails, dentro do CEEAC Cohab BMX.
A final do BMX Estilo livre estava marcada para iniciar a partir das 10 horas e com transmissão ao vivo pelo programa Esporte Espetacular, da TV Globo, porém, devido à chuva que atingiu a região pela manhã, o evento foi interrompido para segurança dos pilotos e público.
Dessa forma, os três primeiros colocados da etapa classificatória garantiram o pódio. Gabriel Chaves foi o campeão, com 88,80 pontos; e ficou à frente dos carapicuibanos Leandro Overall com 86,88 e Gustavo Balaloka, com 85,97.
A pista Caracas Trail é considerada uma das maiores e mais completas da América Latina. O evento foi realizado pela Esporte Multiplataforma e Instituto Apoio ao Atletas e Esporte, com patrocínio da Monster Energy Drink, Torra, BET Esportes, BET 1000, Kim Pães, Kia, UNISA, HD Havaianas Dreams e apoio da Prefeitura de Carapicuíba.