A partir do próximo sábado (13), a circulação de trens entre as estações Itapevi e Amador Bueno, da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade, estará suspensa por pelo menos seis meses.
Isso acontece devido ao início das obras de construção da nova estação Ambuitá, que possui previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025.
Durante este período, os passageiros contarão com reforço de ônibus por meio do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).
Atualmente a linha I27 atende paralelamente a circulação de trens neste trecho. As paradas acontecem apenas nas proximidades das estações Santa Rita, Amador Bueno e Itapevi.
A estação Ambuitá foi demolida em 2010, junto com a antiga parada Cimenrita, durante as obras de modernização da Linha 8-Diamante, quando ainda era administrada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Em 2014, o então governador Geraldo Alckmin confirmou que a estação Ambuitá seria reconstruída, entretanto, as obras não foram realizadas.
Em 20 de abril de 2021, a Viamobilidade venceu a concorrência para administrar a linha 8-Diamante por 30 anos.
No contrato assinado, a reconstrução da estação Ambuitá já estava incluída no pacote de obras a ser executado pela concessionária.
A instalação da passarela próxima à estação de trem Amador Bueno, realizada em maio de 2023, também fazia parte deste pacote.
Em setembro do ano passado, a parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade iniciou o asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e a implantação de duas faixas de rolamento de 3 metros de largura cada e calçada de 1,5 metro de largura.
No final de outubro de 2023, a concessionária também realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá e promoveu reformas nas estações Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.
O pacote de melhorias prevê ainda a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e as implantações das passarelas do Jardim Portela, do Jardim Santa Rita e do Jardim Sorocabana.
No último dia 5, começaram as obras da nova estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, também viabilizada através da parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a concessionária ViaMobilidade.
A obra receberá investimento de R$ 23 milhões. A expectativa é de que os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2025.
A nova unidade será levantada exatamente onde ficava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110, e contará com duas plataformas centrais, de 120 metros cada, edifício de acesso dos passageiros, acessibilidade, bicicletário, bilheterias e sanitários.