O Hospital Sírio-Libanês venceu o processo de licitação para administrar, por meio de Organização Social de Saúde, o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes em Barueri. Na disputa estava também outro renomado hospital, o Albert Einstein.
A informação foi compartilhada pela deputada Bruna Furlan, que é presidente da Comissão de Saúde da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), durante encontro de amigos no Jardim Belval, em Barueri.
A Organização Social de Saúde vencedora do processo, tem até 4 meses para iniciar os atendimentos. Isso significa que o hospital deva ser inaugurado e aberto ao público ainda este ano e, muito provavelmente, após as eleições municipais.
A obra foi concluída pela prefeitura de Barueri em setembro de 2023 e, desde então, aguarda o governo do estado para começar a funcionar. O prédio de dez andares foi construído quase que em sua totalidade pela prefeitura. O estado irá equipar e arcar com as despesas de manutenção e gerenciamento da unidade.
Segundo Eleuses Paiva, secretário de Saúde do Estado de SP, o Hospital Regional deve entrar em funcionamento ainda no segundo semestre de 2024.
O Hospital Regional
O Hospital Regional foi erguido em terreno de 64.000 m2, sendo a área construída de 41.000 m2 em estrutura metálica com fechamento em placas pré-moldadas. O prédio tem 10 pavimentos, andar térreo e um heliponto.
A unidade conta com 442 vagas descobertas de estacionamento, 17 elevadores e 360 leitos, com atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/neurocirurgia e cirurgia bariátrica na alta e média complexidade.
Do total de leitos, 50 serão de UTI. Além disso, o Hospital Regional tem oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.
Com o início do atendimento no Hospital Regional, que irá atender municípios vizinhos, a prefeitura de Barueri pretende deixar o Hospital Municipal Francisco Moran exclusivamente para os moradores da cidade.