A Câmara de Barueri aprovou por unanimidade, nas sessões de terça-feira (27), dar o nome de Rubens Furlan Filho, o Rubinho, ao futuro Parque da Juventude, em construção no Chacarás Marco. Com isso, fica revogada a decisão anterior que determinava que a área receberia o nome de Bruno Covas, ex-prefeito de São Paulo. O projeto foi apresentado pela vereadora Mari Rodrigues.
Rubinho, filho do prefeito Rubens Furlan, morreu no dia 11 de agosto, aos 39 anos, vítima de um câncer. Ele lutou mais de dois anos contra a doença.
O parque
A previsão de entrega do Parque da Juventude é para este ano ainda. O parque fica entre as avenidas Marco e Antônio Furlan, a Rua Tilápia e a Estrada dos Romeiros. Local está com 70% da obra concluída.
De acordo com informações da prefeitura, o parque será gerenciado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e conta com projeto assinado pelo arquiteto Benedito Abbud. Ele terá tamanho estimado de 160 mil m² e será interligado ao Parque Linear, entregue pela Prefeitura de Barueri em agosto de 2021. Cerca de 6 mil árvores vão compor o espaço.
O Parque da Juventude contará com espaço multiuso, playground, lanchonete, sanitários masculino e feminino, academia ao ar livre, palco para shows, pet parque (área dedicada exclusivamente para os animais de estimação), pista de skate no formato street, arquibancada com 182 lugares, campo de rugby e futebol, quadras poliesportivas de basquete, tênis, vôlei de praia, Sala Verde, setor de manutenção, guaritas, pistas de caminhada e de ciclismo.O local terá ainda estacionamento com cerca de 350 vagas e área para food trucks.