Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) não descarta a possibilidade de condenar toda a estrutura do Osasco Plaza Shopping. A informação foi dada por Joni Matos Incheglu, em entrevista à rádio BandNews FM, um dia após o desabamento de parte do estacionamento sobre a Praça de Alimentação. Na ocasião cinco carros despencaram em um corredor de lojas. Ninguém ficou ferido porque minutos antes a área de compras foi isolada devido a um forte vazamento de água.
Nesta quinta (9), engenheiros e técnicos do CREA fizeram uma nova vistoria no estabelecimento que está interditado totalmente pela prefeitura até que laudos periciais sejam emitidos garantindo que não haja mais risco à vida dos consumidores, trabalhadores e donos de lojas do local. Nas duas avaliações feitas, até agora, o Conselho Regional de Engenharia admite a possibilidade de condenação de todo o prédio o que resultaria na ordem de demolição do shopping. A decisão não foi emitida e uma série de avaliações ainda serão realizadas antes da emissão de um laudo final que envolve também outros órgãos municipais, estaduais e federais.
Na quinta (9) foi autorizada a entrada de funcionários para retirada dos pertences e. no mesmo dia, donos dos veículos que ficaram no estacionamento também puderam pegar seus carros. Foi criado um sistema com limitação de entrada de pessoas e saídas de veículos. A Câmara Municipal deve propor à prefeitura um auxílio temporário a vendedores e comerciantes durante o período de fechamento das lojas.