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Contra concessão, funcionários do Metrô ameaçam greve nesta terça

Divulgação

Da redação     -
14 de agosto de 2023

Metroviários de São Paulo marcaram uma greve no Metrô para esta terça-feira, 15 de agosto de 2023, por conta de terceirização da manutenção da Linha 15-Prata do monotrilho.

“Tarcísio quer entregar a manutenção da Linha 15 para empresários. Isso é uma aventura, uma irresponsabilidade! Um serviço tão importante não pode ficar nas mãos de empresas que só visam o lucro. Se isso se concretizar, a segurança dos passageiros e funcionários estará em risco! Não podemos permitir!”, diz comunicado da categoria.

Segundo ainda a entidade, a administração estadual quer conceder todas das linhas do Metrô e da CPTM. “A privatização das Linhas 8 e 9 já mostrou que só os empresários ganharam. Os passageiros são prejudicados constantemente, com atrasos, falhas e graves acidentes”, afirmam o grupo em nota.

Uma assembleia deve ocorrer na segunda para bater ou não o martelo sobre a paralisação.

Concessão das linhas da CPTM

O Governador Tarcísio de Freitas autorizou a secretaria de Investimentos e Parcerias a estudar as concessões das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da futura linha 14-Ônix, para a iniciativa privada. O anúncio foi feito durante balanço de 100 dias do ex-ministro.

A concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM está radar do governo de São Paulo, e pode ser a próxima após o leilão do Trem InterCidades São Paulo-Campinas.

Concessão das linhas restantes do Metrô

O Governo do Estado de São Paulo tem planos de conceder as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha do Metrô e monotrilho da Linha 15-Prata até 2025, de acordo com publicação do site Metrô/CPTM. O edital seria lançado em março de 2025, com assinatura em agosto.

O site teve acesso a documentos em que cita que o governo estadual estabeleceu o mês de setembro de 2023 como um “marco zero” do projeto de concessão da empresa, com estudos preliminares de desestatização.

Durante o mês de junho, o jornal “Folha de São Paulo“ divulgou a possibilidade de concessão dos serviços, com o objetivo de “estabelecer a marca de um governo que passou um grande número de equipamentos do poder público para a administração empresarial“, diz a publicação. (Diário dos Trilhos)