O ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, usou suas redes sociais para cutucar o governador Tarcísio de Freitas sobre o aumento das tarifas de pedágios no estado de São Paulo em vigor desde o dia 1° de julho.
Para Elvis Cezar, a medida significa um atraso no desenvolvimento paulista. O ex-prefeito foi candidato a governador pelo PDT e uma de suas propostas era fazer uma ampla auditoria em todas as praças de pedágios do estado.
A medida iria mostrar se há abuso na cobrança e comprovar, ou não, um lucro exorbitante das concessionárias que administram as rodovias.
De acordo com o site R7 o aumento autorizado em julho foi acima da inflação dos últimos 12 meses, ao contrário do que foi divulgado pela Artes(agência ligada ao governo estadual). Como os reajustes têm como base o IGPM [Índice Geral de Preços de Mercado] e o IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo], de acordo com cada contrato, é possível que em algumas praças a cobrança da tarifa atual tenha sofrido alta acima da inflação.
Segundo a Artesp, esse “reajuste extraordinário” foi aplicado por dez concessionárias: CCR Autoban, Intervias, Renovias, AB Colinas, ViaRondon, CCR SPVias, Ecovias, Ecopistas, CCR RodoAnel e Tamoios.
A agência alega que a medida está prevista na Resolução nº 19/2023, que visa mitigar o impacto de desequilíbrios econômico-financeiros em contratos de delegação de serviços públicos.