O prefeito Rogério Lins usou suas redes sociais, nesta quarta-feira (27), para anunciar a reforma da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, na região central de Osasco.
“Começamos a reforma. Ficará maravilhosa!”, escreveu. Segundo ele, a entrega está prevista para fevereiro de 2024, mês de aniversário da cidade. A meta será transformar a estrutura atual com troca do telhado, sanitários, salas, inclusive com a instalação de computadores para cursos e instalação de aparelhos de ar-condicionado. Após as obras, Lins informou que mais de 70 mil títulos também serão catalogados ao acervo da biblioteca. Para dezembro está previsto o início da reforma da Escola de Artes, que fica ao lado.
O prefeito não informou se a obra será feita com recursos da prefeitura e também não disse se a Biblioteca Monteiro Lobato será terceirizada.
Um vídeo obtido, há mais de um ano, mostra como era o projeto inicial para o prédio desenvolvido pela Secretaria de Planejamento. Não há informação se ele permanecerá da forma como foi divulgado na época.
A Biblioteca Pública Monteiro Lobato foi criada por meio da Lei 162, de 20 de setembro de 1963, um ano após a emancipação da cidade de Osasco, que teve como primeiro prefeito o advogado Hirant Sanazar.
Após sua criação, ela foi instalada em abril de 1965 num antigo prédio na rua Antônio Agú. Em outubro do mesmo ano, a biblioteca foi transferida para um prédio mais amplo na rua Primitiva Vianco e, pouco tempo depois, mudou-se para a avenida dos Autonomistas e, em janeiro de 1972, instalou-se na rua Pedro Fioretti.
Em 1978 foi transferida para à rua Salem Bechara, no bairro do Bela Vista. Em 1982, uma nova mudança foi realizada para à rua Dimitri Sensaud de Lavaud, onde atualmente está instalado o Espaço Cultural Grande Otelo.
No ano seguinte a biblioteca foi transferida para prédio na rua Dr. Mariano J.M. Ferraz onde ficou até 1996, quando finalmente em 28 de dezembro, deste mesmo ano, inaugurou prédio próprio na avenida Marechal Rondon, 260, na região central de Osasco, durante a administração do prefeito Celso Giglio, onde permanece até hoje.