Durante Audiência de Prestação de Contas da Secretaria da Saúde, realizada pela Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Osasco, na noite da última terça-feira (27), a Pasta divulgou um balanço do atendimento realizado entre janeiro e dezembro de 2023.
Um dos dados que mais chama a atenção é o número de pacientes que faltam aos procedimentos médicos.
No ano passado, a rede municipal da Saúde registrou mais de 305.930 mil faltosos a consultas, 29.421 mil a exames complementares e 28.820 mil a consultas odontológicas.
“As faltas causam desperdício dos recursos da saúde. Por exemplo, a saúde vai lá e investe para contratar um médico para atender uma agenda. Marca com o paciente e ele falta. O que eu faço com esse serviço vago? Acaba sendo um desperdício direto para saúde. Isso gera um impacto tanto na fila de espera, nos novos agendamentos e outras complicações diversas”, comentou enfermeiro Sátiro Márcio Ignácio Júnior, gerente da Vigilância Epidemiológica de Osasco que realizou a apresentação da prestação de contas.
A audiência foi presidida pelo vereador Josias da Juco (PSD) e secretariada pelo vereador Délbio Teruel (UNIÃO). Também participaram o presidente da Câmara, Carmônio Bastos (Podemos), e o vice-presidente, Julião (PSB).
O secretário da Saúde, Fernando Machado; e a adjunta Suzete Franco também participaram da Audiência Pública.