As participações do Ska Brasil, time de Santana de Parnaíba; e o Osasco Audax no Campeonato Paulista Série A4 – Sicredi foram confirmadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Na quinta-feira (19), a FPF realizou uma reunião com o Conselho Técnico da Nova Divisão.
Encontro contou com a presença do presidente da FPF, Reinaldo Carneiro; e dos presidentes das 16 equipes participantes, incluindo o pentacampeão Edmílson Moraes, ex-jogador responsável pelo Ska Brasil.
“É uma nova categoria, que é um divisor de águas para o Ska Brasil, pois temos apenas quatro anos de existência, e ultrapassamos dois de pandemia. Já conseguimos este acesso para disputar uma nova divisão. Também com a oportunidade da Copa Paulista, que pode nos abrir um cenário nacional se conseguirmos chegar até a final, podendo chegar à Copa do Brasil ou Série D. Acredito que todos os clubes que estão nesta divisão, vão chegar fortes para buscar o acesso para a Série A3, mas, acima de tudo, que a gente possa permanecer crescendo e evoluindo a cada momento. Pelo pouco tempo de clube, nós conseguimos um passo grande e agora é fazer um grande trabalho neste ano de 2024”, afirmou Edmílson.
Integrando a Série A do futebol paulista, a nova divisão foi definida como Sub-23, com cada time podendo ter até cinco atletas acima dessa idade. A data de início será 28 de janeiro, e a primeira fase será de turno único. Classificam-se para o mata-mata os oito primeiros colocados, que farão as quartas de final com jogos de ida e volta.
Os dois finalistas sobem para a Série A3, sendo que na fase mata-mata, a melhor campanha terá vantagem no caso de igualdade nos placares. Enquanto isso, os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Segunda Divisão de 2025. Outro ponto importante, é que os clubes da nova Série A4 poderão disputar a Copa Paulista no segundo semestre.
Além do Ska Brasil e Audax, os times que disputarão a Série A4 em 2024 são América de Rio Preto, Barretos, Francana, Independente, Jabaquara, Joseense, Nacional, Penapolense, Rio Branco, Taquaritinga, São-Carlense, União Barbarense, VOCEM e XV de Jaú.