Terminais rodoviários e rodoferroviários de Barueri deverão contar com pelo menos uma cadeira de rodas de uso público.
A medida, aprovada na sessão de terça-feira (5), deve beneficiar não só pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas também idosos e cidadãos que estiverem passando mal.
De acordo com o texto do Projeto de Lei 054/2023, a Prefeitura de Barueri vai avaliar a capacidade dos terminais de ônibus, conforme seu tamanho e a circulação de pessoas, para determinar quantas cadeiras cada local vai precisar.
Os equipamentos deverão permanecer em locais de fácil acesso e com informações sobre as regras de uso.
Segundo o vereador Hélio Jr (PL), autor do projeto, a medida garantirá ao cidadão portador de deficiência ou com mobilidade reduzida o acesso a esses ambientes, consolidando uma rede de serviços de acessibilidade, o que só é possível a partir da atuação conjunta dos vários setores públicos e privados.
“Em outras palavras, isto representa a garantia da acessibilidade como arcabouço da construção da cidadania. Não se trata de privilegiar, mas apenas conectar-se com um dos principais postulados que norteiam a ação do Estado, qual seja conceder às pessoas especiais um tratamento especial”, justificou o vereador em sua proposta.