A campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação termina na próxima sexta-feira (13). Segundo a secretaria da Saúde do estado ainda é preciso vacinar 1,1 milhão de crianças menores de cinco nos contra a paralisia infantil. Apenas 47,8% do público-alvo foi vacinado até o final da última semana. A meta da imunização contra pólio é de 95% do público-alvo, equivalente a 2,1 milhões de crianças. Até o momento foram vacinadas 1.059.162 crianças.
Assim como a campanha contra a pólio, a de multivacinação também está bem abaixo da meta. No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças até uma Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade onde mora e deve estar com RG e carteira de vacinação. Em alguns municípios também é solicitada a apresentação do cartão SUS.