13 de março de 2025 16:10

Polícia Civil prende quadrilha especializada em furtos a residências em Osasco
GOLPE! Homem deixa papel com logo da Enel e pede para morador entrar em contato
Homem sem camisa e com ferida na cabeça ronda bairros de Itapevi para assaltar motoristas
Chuva alaga creche recém-reformada em Carapicuíba; problemas estruturais afetam outras unidades
Óleo na pista provoca 10 acidentes na Raposo em menos de 15 minutos
O que muda se Osasco decretar "emergência por dengue"

13 de março de 2025 16:10

Polícia Civil prende quadrilha especializada em furtos a residências em Osasco
GOLPE! Homem deixa papel com logo da Enel e pede para morador entrar em contato
Homem sem camisa e com ferida na cabeça ronda bairros de Itapevi para assaltar motoristas
Chuva alaga creche recém-reformada em Carapicuíba; problemas estruturais afetam outras unidades
Óleo na pista provoca 10 acidentes na Raposo em menos de 15 minutos
O que muda se Osasco decretar "emergência por dengue"

Vereadora propõe municipalizar Raposo na chegada a SP

Divulgação

Da redação     -
28 de junho de 2024

A vereadora Luna Zarattini (PT) protocolou um projeto de lei, na Câmara Municipal de São Paulo, que prevê a municipalização da rodovia Tavares pela prefeitura da Capital.

Na proposta, a parlamentar sugere que o trecho na chegada a São Paulo, entre os quilômetros 9 e 20, deixe de ser administrado pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens) pertencente ao governo do estado. Esta parte da estrada se transformou em uma grande avenida que atende vários bairros paulistanos.

A medida abre precedente para que outras cidades cortadas pela Raposo Tavares, como Osasco e Cotia, também entrem com projetos de lei em suas respectivas Câmaras Municipais com o mesmo pedido.

A justificativa de Luna Zarattini é que municipalizando a via “terá maior manutenção e uma resposta mais rápida a problemas e necessidades locais”. Além disso, segundo ela, haveria “um maior diálogo entre o município e os usuários da rodovia”.

O projeto está na Comissão de Trânsito da Câmara de São Paulo, aguardando parecer favorável para então ser colocado em votação no plenário.

Na região, há um caso semelhante, onde o Governo Federal transferiu um trecho de 6,5 quilômetros da BR-116, a Rodovia Régis Bittencourt, ao município de Taboão da Serra

O trecho mais movimentado e congestionado da Raposo fica, justamente, entre Cotia e São Paulo. Devido ao excesso de veículos e, consequentemente, trânsito, o governador Tarcísio de Freitas pretende privatizar a rodovia, um projeto denominado “Nova Raposo”.

O “Nova Raposo” irá conceder a Raposo para a iniciativa privada que em troca do investimento instalaria seis praças de pedágio entre os quilômetros 9 e 39, entre a Capital e Cotia.

A sociedade civil e movimentos organizados já se reúnem contra a proposta. Eles querem corredor de ônibus e Metrô até Cotia como solução para o trânsito na rodovia.(com informações Cotia e Cia)