5 de outubro de 2024 01:31

Danilo Lewis é vice-campeão da Superbike Cup nos EUA
Vôlei Osasco vence Barueri e está na final do Paulista
Campeão mundial de Jiu-Jitsu disputa eleição para vereador em Osasco
Conheça as principais propostas de Emídio de Souza, candidado a prefeito de Osasco
Conheça as principais propostas de doutor Lindoso, candidado a prefeito de Osasco
Conheça as principais propostas de Gerson Pessoa, candidado a prefeito de Osasco

5 de outubro de 2024 01:31

Danilo Lewis é vice-campeão da Superbike Cup nos EUA
Vôlei Osasco vence Barueri e está na final do Paulista
Campeão mundial de Jiu-Jitsu disputa eleição para vereador em Osasco
Conheça as principais propostas de Emídio de Souza, candidado a prefeito de Osasco
Conheça as principais propostas de doutor Lindoso, candidado a prefeito de Osasco
Conheça as principais propostas de Gerson Pessoa, candidado a prefeito de Osasco
Vôlei Osasco vence Barueri e está na final do Paulista

Divulgação

Da redação     -
04 de outubro de 2024

O Vôlei Osasco São Cristóvão Saúde está em mais uma final estadual e vai em busca do seu 18º título Paulista. Na noite desta quinta-feira (3), com cerca de 4 mil pessoas no ginásio José Liberatti, a equipe comandada pelo técnico Luizomar venceu o Barueri duas vezes para fechar o playoff semifinal com placar de 2 a 1.

Primeiro, as osasquenses empataram a série ao ganhar o segundo jogo por 3 sets a 1, com parciais de 25/17, 19/25, 26/24 e 25/14. Na sequência, a equipe venceu o Golden Set por 25/17, definindo a classificação para a decisão. No total, a jornada dupla durou 2h22min.

“Tudo o que aconteceu foi importante para o time criar casca. Tem muita coisa para ocorrer até chegarmos ao nosso objetivo, mas tivemos uma semana forte de trabalho, na qual foi importante sentir a postura das líderes e das demais atletas, após a derrota no primeiro jogo da semifinal. Encaramos críticas e desconfiança e a equipe se uniu. Estamos chegando na final mais fortes do que começamos essa série”, disse o técnico Luizomar.

A central Valquíria, que não havia entrado em quadra na abertura da semifinal por conta de uma lesão na mão, também falou sobre a força do grupo. “Estou muito feliz e orgulhosa do que fizemos aqui hoje. Foi um trabalho de muita entrega e união em quadra. Sofremos uma derrota dura em Barueri, na casa delas, e com a responsabilidade sobre nossos ombros, e isso não é fácil. Mas mostramos a força do grupo. A vitória e a vaga na decisão é uma construção coletiva”, analisou.

O jogo

Osasco soube construir a vitória ponto a ponto na parcial inicial. Aos poucos, foi impondo seu jogo e abrindo vantagem. Barueri chegou a empatar no 11/11, mas foi só. Natália bloqueou no 15/12 e Valquíria, na bola de xeque, fez 18/13. Tiffany virou o ataque no 20/15. Polina, que entrou na inversão, marcou o set point no contra-ataque que contou com levantamento de Camila Brait. Callie, pelo meio, deu números finais ao primeiro set: 25/17.

A maré virou no segundo set. Barueri equilibrou as ações e conseguiu ser mais efetivo. Coube às osasquenses correr atrás no placar e tentar a virada, que não veio. Com duas sequências de Tiffany – um bloqueio e um ataque – as donas da casa encostaram: 9/10. Mas a reação não se sustentou. Natália, apesar de bem marcada, explorou o bloqueio no 12/16, mas Luizomar precisou pedir tempo no 12/18. Maira ainda conseguiu um ace (17/22), mas Barueri conseguiu fechar em 25/19.

Luizomar precisou parar o jogo no início do terceiro set, quando Barueri abriu 9/6. Sem desistir, suas comandadas se mantiveram na cola do adversário. O empate veio após uma defesa de Camila Brait e uma indecisão das atletas de Barueri. A parcial seguiu equilibrada até o último ponto. Polina entrou e conseguiu marcar duas vezes para deixar o placar em 22/20. Tiffany fez o 24/23, mas a vitória só veio após um ataque de Valdez, da entrada de rede (25/24) e Natália, do fundo (26/24).

Depois do sofrimento, a tranquilidade. Osasco mandou no quarto set. Tiffany deu um soco na bola para marcar 16/8 em uma jogada de xeque. Natália engatou uma trinca de pontos. Atacou da saída (17/9), conseguiu um ace (18/9) e atacou do fundo (19/9), após defender um ataque de Barueri. Valdez garantiu o set point. A vitória na parcial veio com mais um ponto da ponteira, desta vez com um ace: 25/14.

Osasco manteve a pegada no Golden Set. Valdez marcou 10/5. Camila Brait levantou o ginásio quando salvou uma bola “impossível” no fundo de quadra. No lance seguinte, Giovana fez 13/6 em uma largada de segunda. Natália, com duas largadas, levou o placar a 16/8. Após bom saque de Kenya, Barueri mandou para fora (20/11). Polina, que entrou na inversão com a levantadora, desceu o braço para fazer 21/12. Com volume de jogo, as donas da casa seguiram pressionando até fechar em 25/17.

A final

Agora, time osasquense vai encarar o Sesi Bauru na final. Equipe do interior, invicto na temporada do estadual, bateu novamente o EC Pinheiros, desta vez por 3 sets a 0 (25/20; 25/23; 25/21). A partida foi o jogo 2 das semifinais do Paulista 2024, disputada na Arena Paulo Skaf na noite dessa quinta-feira, 3. No primeiro jogo, o Sesi Bauru venceu por 3 sets a 1.

A final começará em Osasco, na próxima terça-feira (8), no ginásio José Liberatti, às 21h. O jogo 2, na Arena Paulo Skaf em Bauru, está marcado para o dia 11, sexta-feira, às 20h. A final será disputada no mesmo sistema das semifinais, com dois jogos, um em cada mando de quadra, e a disputa de Golden Set em caso de empate.