Durante a teleconferência de resultados para o segundo trimestre de 2023, o diretor financeiro do Grupo CCR, Waldo Perez, declarou que um importante reequilíbrio está sendo projetado para mitigar os impactos na queda de demanda vivenciada no período de pandemia.
Durante a pandemia a demanda ficou bastante abaixo do limite mínimo de 40% das nossas bandas de mitigação. As conversas estão avançando de forma bastante produtiva e esperamos ter notícias positivas em breve” declarou Perez.
Em resumo, o chamado reequilíbrio econômico-financeiro do contrato pode ser acionado em situações específicas, como aquela vivenciada durante o período de pandemia.
A CCR controla as concessionárias ViaQuatro (Linha 4-Amarela), ViaMobilidade Linhas 5 e 17 (5-Lilás e 17-Ouro) e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 (8-Diamante e 9-Esmeralda), além de outros sistemas em estados como a Bahia
Desta forma, a concessionária poderá pleitear uma margem de lucro maior para compensar o período de dificuldades financeiras. Isso pode ocorrer com aumento das tarifas técnicas ou com a prorrogação dos contratos. A alternativa ainda está em análise pelo governo e deverá ser anunciada em breve.
O aumento da tarifa técnica, uma das propostas a ser apresentada, é um benefício para os usuários do transporte coletivo, pois impede que o custo do sistema seja pago integralmente pelo passageiro. Uma parte é paga pelo usuário, por meio da passagem, e o restante é pago pelo governo.