A sessão ordinária da Câmara Municipal de Barueri, na terça-feira (22), teve troca de farpas entre vereadores que reivindicavam a ‘paternidade’ da pista de caminhada que será construída no Parque Imperial. Episódio contou até com ‘teste de paternidade’.
O tema veio à tona quando o vereador Rafa Carvalho (União Brasil) falou, na tribuna, que a futura pista de caminhada no bairro irá beneficiar muitos moradores.
Rafa disse que o novo equipamento público foi solicitado por ele ao prefeito Rubens Furlan, em 2018, durante seu mandato como vereador.
Em seguida, Levi Jânio (Avante) disse que o vereador não deve se apropriar de projetos que não são dele.
“Querer levar mérito em cima do trabalho de um outro colega vereador é difícil. Indicação é uma coisa, mas você lutar, ir atrás, insistir com o prefeito e secretário, isso tudo já foi feito. A parte difícil já foi feita. Esse é um projeto que eu luto desde o meu primeiro dia de mandato”, disse o vereador que tomou posse no início de 2021 e está em seu primeiro mandato.
Rafa Carvalho rebateu: “Acho que vossa excelência está equivocada. Posso falar sobre qualquer assunto da cidade. Tive 2.379 votos, então tenho que mostrar isso para os moradores daquele bairro que votaram no Rafa. Vossa excelência quer colocar limite no que eu vou falar. Fica chato. Não estamos aqui para disputar quem é o melhor. O bairro não é meu. O bairro é do povo. Eu posso falar o que eu quiser e a população do bairro é livre para votar em quem quiser. Não estamos disputando voto agora”, desabafou o vereador.
Levi Jânio, que estava na tribuna, perdeu a paciência e disparou: “O que eu falo aqui é da sua cara de pau mesmo”. Após a declaração, o vereador teve o seu microfone cortado.
Poucos minutos depois, Rafa Carvalho apresentou o ‘teste de paternidade’ provando que solicitou a construção da pista de caminhada no Parque Imperial antes de Levi.
Para isso, o parlamentar do União Brasil mostrou uma Indicação protocolada na Câmara Municipal em 2021 e assinada pelo vereador do Avante.
“Quero mostrar aqui que a reiteração da Indicação do Levi foi em cima da minha. Aqui olha: Reitero a Indicação 1827/2018 do excelentíssimo senhor vereador Rafael Valério Carvalho”, finalizou Rafa Carvalho.
Orçada em mais de R$ 3 milhões, a pista de caminhada será construída na rua Cícero Moura Tavares e terá academia ao ar livre, playgrounds e área verde.
Segundo os parlamentares, a pista de caminhada está com projeto pronto e já houve a licitação da empresa que ficará responsável pela construção. O início da obra deve acontecer em menos de dez dias.