O deputado estadual Emidio de Souza colocou seu nome à disposição do PT na disputa pela prefeitura de Osasco em 2024. A pré-candidatura foi confirmada neste sábado (30), na Câmara Municipal de Osasco, durante plenária para reestruturação do partido na cidade.
Segundo Emidio, decisão foi tomada após conversas com diversos membros do partido, dentre eles o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Em seu discurso, o deputado estadual disse que, ainda este ano, Lula deve visitar Osasco para inaugurar a Universidade Federal. Já em 2024, deve retornar para pedir votos a Emidio durante a campanha eleitoral.
O plenário da Câmara estava lotado e o presidente estadual da sigla em São Paulo, deputado federal Kiko Celeguim, participou da plenária. Celeguim foi nomeado para substituir Luiz Marinho, deputado federal eleito em 2022 e licenciado após ter sido nomeado ministro do Trabalho.
Emidio já governou Osasco por duas gestões consecutivas. Foi coordenador da campanha de Haddad para governador de São Paulo, advogado de Lula e, no ano passado, foi eleito deputado estadual com quase 160 mil votos, sendo 34 mil em Osasco.
Na lista de pré-candidatos a prefeito de Osasco constam ainda doutor Lindoso, recém filiado ao Novo e Gerson Pessoa, apadrinhado pelo prefeito Rogério Lins. Gerson também vem de uma eleição expressiva para deputado estadual, com 105 mil apenas dentro de Osasco, recorde na cidade, superando Celso Giglio, já falecido e até então o deputado estadual mais bem votado no município.