Sérgio Ribeiro (PT), pré-candidato a prefeito de Carapicuíba, fez um apelo ao prefeito Marcos Neves (PSDB) para que reconsidere a instalação do Instituto Federal no terreno da antiga Indústria Nacional de Artefatos de Cimento (Inac).
A implantação do Instituto Federal no município foi anunciada pelo presidente Lula em março. A princípio, Marcos Neves indicou um terreno localizado na Aldeia de Carapicuíba para instalação da unidade.
Mas Sérgio Ribeiro explicou que durante sua gestão como prefeito de Carapicuíba já havia doado um terreno na avenida Comendador Dante Carraro, conhecido como Inac, para receber o Instituto Federal. Porém, quando Marcos Neves assumiu a Prefeitura, em 2017, pediu ao Governo Federal que devolvesse o espaço.
“Nós tínhamos doado o terreno, tinha sido aprovado pela Câmara Municipal. Estava tudo encaminhado. O Governo Federal já estava em processo de licitação para reforma do espaço, mas com a mudança de governo após o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, o projeto foi interrompido”, pontuou Sérgio Ribeiro.
Segundo ele, o terreno da Inac tem localização privilegiada para instalação do Instituto Federal. “Ali tem o maior índice de pessoas dependentes do Bolsa Família da cidade. Está próximo da estação de trem Antônio João, o Corredor Oeste está a 900 metros do local. Nesse terreno indicado por mim o Instituto Federal seria feito muito mais rápido em Carapicuíba. Já existem galpões construídos no local que requerem apenas reformas, o que agilizaria a implantação do Instituto Federal”, disse o ex-prefeito.
Diante desse impasse, Sérgio Ribeiro pediu ao prefeito que reconsidere a possibilidade de instalar o Instituto Federal no terreno doado durante a sua gestão. “Eu faço um apelo a Marcos Neves para que ele ceda o terreno que originalmente tinha sido doado por mim e pelos vereadores porque aquele, sem sombra de dúvidas, é o terreno mais adequado para ser o Instituto Federal em Carapicuíba”, finalizou.