Quatro dos seis gorilas residentes do Zoológico de Belo Horizonte deverão ser transferidos para o Animália Park em Cotia: Leon, Sawifi, Jahari e Ayo. Os quatro são machos.
A movimentação dos animais é parte de um plano de manejo e conservação que visa atender uma determinação estabelecida pelo programa Ex-Situ de Gorilas (GEPP) da Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários.
Há quase duas décadas, a equipe do Zoo, junto com outras instituições nacionais e internacionais, desenvolveu o “Projeto Gorilas: conhecer, amar, respeitar”, em busca de oferecer qualidade de vida aos animais mantidos em cativeiro que formam grupos de reprodução da espécie da Gorila-do-ocidente.
No Zoológico de Belo Horizonte ainda ficaram as fêmeas Imbi, Lou Lou e Anaya. Local irá receber novos gorilas machos em breve.
O Zoológico de Belo Horizonte é o único da América do Sul, que tem sob os cuidados essa subespécie criticamente ameaçada de extinção. Isso ocorre graças ao reconhecimento nacional e internacional que a instituição possui. A espécie sofre ameaças na natureza em decorrência da caça predatória e dos conflitos civis na África.
A viagem dia quatro gorilas para o Animália Park começa na próxima segunda-feira (13). A operação envolve médicos-veterinários, biólogos e tratadores de animais da instituição. Somente os funcionários mais próximos poderão acompanhar os trabalhos.