22 de outubro de 2024 00:08

Prefeito de Taboão grava vídeo do hospital
Zé Roberto Guimarães entra oficialmente para o Hall da Fama do Vôlei
Carro derruba dois postes de iluminação pública na sequência
Polícia Civil apreende 3 quilos de maconha e cocaína no Bonança
Ladrões amarram e espancam vigia para roubar carga de cobre
Gerson quer marco regulatório para inovação tecnológica no Estado

22 de outubro de 2024 00:08

Prefeito de Taboão grava vídeo do hospital
Zé Roberto Guimarães entra oficialmente para o Hall da Fama do Vôlei
Carro derruba dois postes de iluminação pública na sequência
Polícia Civil apreende 3 quilos de maconha e cocaína no Bonança
Ladrões amarram e espancam vigia para roubar carga de cobre
Gerson quer marco regulatório para inovação tecnológica no Estado
Redefinição das linhas coloca Metrô até Cotia no projeto de concessão atual

Divulgação

Da redação     -
21 de outubro de 2024

O plano de conceder as linhas operadas pelo Metrô de São Paulo à iniciativa privada continua em análise, e, segundo publicação no Diário Oficial do Estado, a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) realizou um aditamento ao contrato com a International Finance Corporation (IFC) para prosseguir com esses estudos.

Alterações nos planos das concessões podem justificar o aditamento, no valor de US$ 750 mil (equivalente a R$ 3.638.850,00). Conforme a publicação oficial, esse foi o primeiro aditamento ao contrato original.

No documento, a Secretaria menciona a “redefinição das linhas a serem estruturadas, assim como a definição de seu agrupamento em lotes”.

Plano de concessões conjugadas

Até o momento, autoridades estaduais, como o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, e o próprio governador Tarcísio de Freitas, haviam mencionado a intenção de conceder linhas em operação juntamente com novos projetos, como:

* Linha 1-Azul com a Linha 20-Rosa (Santo André–Santa Marina)
* Linha 2-Verde com a Linha 19-Celeste (Anhangabaú, em São Paulo, até Bosque Maia, em Guarulhos)
* Linha 3-Vermelha com a Linha 16-Violeta (Oscar Freire–Cidade Tiradentes)

No entanto, em agosto, a Acciona, responsável pela construção da Linha 6-Laranja, manifestou interesse em construir a futura Linha 16. Posteriormente, o governo estadual abriu um chamamento para estudos sobre esse novo ramal.

Esse movimento do mercado alterou parcialmente os planos da Secretaria de Parcerias e Investimentos, já que a proposta da Acciona não inclui a Linha 3-Vermelha. Em outras palavras, saiu a Linha 16 do plano e uma nova linha entrou na discussão.

Linha 22 adicionada ao projeto

O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos também acrescentou o projeto da Linha 22-Marrom (São Paulo–Cotia) ao escopo de estudo. Esse novo corredor contará com 19 estações, distribuídas entre São Paulo, Osasco e Cotia, com uma extensão de 29 km:

A publicação menciona uma parceria público-privada (PPP) para o projeto, que abrange serviços de expansão, operação e manutenção das linhas, além de uma análise das estratégias para participação do setor privado. O documento afirma que “o ativo vai ampliar a capacidade de atendimento do sistema metroviário na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, o Metrô opera 101,1 km de linhas e possui 35,8 km de extensões prioritárias”. (texto Renato Lobo da ViaTrolebus).

Foto: