Um vídeo que circula nas redes sociais, desde ontem, mostra um conflito entre a Guarda Municipal de Osasco e um ambulante no Calçadão da rua Antônio Agu. As imagens exibem uso de spray de pimenta e a contenção do ambulante com uma espécie de “mata-leão” por parte de um dos guardas.
A maioria dos internautas reagiu de forma negativa e algumas autoridades se pronunciaram contra. Na tarde desta quinta-feira (15), a Guarda de Osasco enviou nota à imprensa dando sua versão para o caso.
De acordo com a nota a prefeitura afirma que “não compactua com nenhuma ação violenta em nosso município e determinou a abertura de uma sindicância para apurar o caso”.
A nota ainda esclarece que “durante patrulhamento, na rua Batista de Azevedo, os guardas civis municipais avistaram um homem comercializando produtos no Calçadão. Na abordagem, constou-se tratar de um ambulante que não apresentou documento que comprovasse ter autorização para trabalhar no local. Ao ser informado da irregularidade e que deveria deixar a área, o ambulante tentou impedir que os Guardas Civis Municipais efetivassem a apreensão dos produtos e empurrou um dos guardas contra uma placa de anúncio e ambos entraram em luta corporal. Durante o atrito, o ambulante tentou pegar a arma do guarda, que foi ajudado por outros agentes municipais que acompanhavam a operação”, informa a nota.
O caso foi registrado no 5º Distrito Policial, na região central, onde foi constatado que o celular do ambulante era furtado, conforme boletim de ocorrência eletrônico número 1130027/2021. O rapaz foi autuado por receptação culposa e resistência. O celular foi apreendido e será devolvido ao proprietário, que já foi notificado.